INSTITUCIONAL

HISTÓRIA




Acalentado pelo sonho de Ana Iracema Rigo de criar uma entidade voltada para a educação, surge em janeiro de 1990 o Curso Supletivo "O Acadêmico". Dedicado a jovens e adultos que na idade apropriada não tiveram oportunidade para concluir seus estudos.

Em 1993, a instituição passou a oferecer a população canoense, uma escola estruturada nos moldes do Conselho Estadual de Educação, possibilitando a realização de provas e a emissão de certificados de conclusão de Ensino Fundamental e Médio.

Uma nova fase da escola iniciou no ano de 1996, com a abertura da nova sede na Avenida Inconfidência. Mas mantendo as atividades na rua Tiradentes. No mesmo ano surgiu o primeiro curso técnico - Técnico em Segurança do Trabalho.

Com a ampliação de investimentos, em 1999 a designação foi alterada para Escola de Ensino Médio "O Acadêmico". Ainda no mesmo ano surgem os cursos técnicos em Administração de Negócios, Secretariado Empresarial e Contabilidade, Enfermagem, Radiologia e Informática, da Escola Técnica "O Acadêmico".

Um passo significativo foi dado no ano de 2004, numa iniciativa inédita na Região Metropolitana, a Escola "O Acadêmico" fez uma parceria com a Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, com a opção do Ensino Superior com cursos EAD de Graduação e Pós-Graduação.

Em 2010 as instalações da Av. Inconfidência passaram a ser a sede definitiva da escola.

Com 22 anos de trabalho na educação, a instituição se consolidou pelo reconhecimento social desde a sua fundação, expandiu-se academicamente em área física. Hoje, a instituição conta com uma unidade-sede bem localizada e estruturada para atender seus alunos, professores e comunidade.

Sua atuação educacional, inclui a oferta regular de cursos de ensino médio e de educação profissional técnica de nível médio, cursos de graduação (superiores de tecnologia e bacharelado), incluindo cursos de pós-graduação lato sensu, entre outros.

A Instituição é desafiada e desafia-se, permanentemente, a contribuir no desenvolvimento de nosso Município, Região Metropolitana e Estado do Rio Grande do Sul. Sempre atentos às Diretrizes de Política Educacional, acrescentando em suas bases tecnológicas a preocupação como crescimento Industrial, Tecnológico, Econômico e de Comércio de nosso país. Voltada para uma formação profissional que deve ir ao encontro da inovação e do desenvolvimento tecnológico, da modernização e potencialização da capacidade e escala produtiva das empresas instaladas na região.

Assim, se reafirma como uma instituição de ensino, que deseja continuar a formar profissionais aptos a exercerem atividades específicas no trabalho, com escolaridade correspondente aos níveis fundamental, médio, técnico, superior e de pós-graduação, empenhados com a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida humana. Atuando em sua vida prática, como agentes de mudanças e que possam se responsabilizar pela parcela que a eles cabe, pelos rumos que a nossa sociedade poderá tomar.